Eu posso atualizar o SISAP-Idoso ou contribuir com informações?
O SISAP-Idoso utiliza informações de fontes específicas e selecionadas de acordo com a matriz conceitual, por isso os usuários não podem atualizar ou inserir informações de outras fontes ou sem que sejam avaliadas. Além disso os indicadores passam por diferentes processos de cálculo antes de serem disponibilizados no sistema.
O que é um gráfico por Matriz de Vizinhança?
O gráfico por matriz de vizinhança mostra um determinado indicador ou informação para o município escolhido e seus municípios vizinhos em um determinado ano. Assim, essa opção de gráfico permite comparar as informações e utilizar outras regiões como parâmetro para sua análise.
Por que algumas informações e indicadores não estão disponíveis para municípios?
Uma inovação importante é a disponibilização de indicadores a nível municipal. O papel dos municípios na formulação, acompanhamento e implementação de programas de saúde vem aumentando com os processos de descentralização e regionalização do SUS, iniciados com a NOAS-SUS 01 de 2001 e aprimorados pelo Pacto pela Saúde, de 2006 e depois o COAP de 2011. No entanto, muitas informações disponíveis no Sistema foram levantadas em uma escala que não permite desagregação para nível municipal.
Por que alguns indicadores não têm informação ou apresentam valores muito baixos?
O cálculo dos indicadores está sujeito ao registro de dados nas fontes de informação que o abastecem. Assim, quando há subnotificação de algum evento, o indicador é calculado apenas com a informação registrada e disponibilizada, o que não representa necessariamente o número de eventos que realmente ocorreram. Alguns indicadores devem ter um número mínimo de casos/notificações/registros para serem calculados a fim de manter a confiabilidade das informações.
Por que há poucos indicadores de funcionalidade disponíveis?
A Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) são as principais fontes de indicadores de funcionalidade. Porém, o nível mais local de abrangência da pesquisa são as capitais. Com isso, não há dados disponíveis para acompanhar a funcionalidade da população a nível municipal.
Por que não encontro alguns municípios no SISAP?
Por que não encontro dados mais recentes no SISAP-Idoso?
Os indicadores e informações disponibilizadas no SISAP-Idoso estão sujeitos à disponibilidade dos dados de diferentes fontes de informação que alimentam o sistema, como o SIH (Sistema de Informação Hospitalar), o SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), o SINAN (Sistema de Informação de Agravos e Notificações) entre outras. Assim, para atualizar o SISAP-Idoso, primeiro é necessário que os dados sejam atualizados nessas fontes. Além disso, após a disponibilização desses dados os indicadores são calculados pela equipe e por fim disponibilizados no Sistema.
Por que nem todas as políticas e programas relacionados na Biblioteca têm indicadores de monitoramento e avaliação?
Nestes casos a política ou programa se encaixa em um dos casos: 1) Algumas políticas e programas não possuem objetivos e diretrizes passíveis de monitoramento e avaliação por meio de indicadores, sendo mais adequado o acompanhamento por uma metodologia qualitativa ou quantitativa por meio de surveys ou inquéritos localizados. 2) O Brasil não produz informação pertinente para o acompanhamento da política.
Por que nem todos os indicadores estão relacionados a uma política?
Os indicadores do SISAP-Idoso são organizados em duas formas de consulta: por dimensões e por políticas. Algumas políticas de saúde já possuem indicadores pactuados para seu monitoramento e avaliação, mas quando estes não são definidos, alguns indicadores podem ser sugeridos. Os indicadores da dimensão, além de colaborarem para monitoramento e avaliação de algumas políticas de saúde servem para analisar a situação de saúde da população a que se referem a ajudar a identificar nossos desafios para a saúde pública. Por isso, nem sempre os indicadores encontrados nessa dimensão terão relação direta com alguma política ou programa.
Qual é a periodicidade de atualização das informações do SISAP?
O SISAP-Idoso utiliza dados de diferentes fontes de informação com diferentes periodicidades de atualização. Por isso, o sistema não tem uma data regular de atualização dos indicadores, sendo atualizado na medida em que nossos dados são liberados.
Quais são os critérios para a seleção de fontes de dados?
O SISAP-Idoso conta com informações de diferentes fontes, pesquisas e inquéritos. Para produzir os indicadores foram utilizadas informações do SIA/SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde). As pesquisas e inquéritos utilizados no SISAP são selecionadas de acordo com os dois critérios: (1) Devem ser representativos da população e (2) devem ser desagregáveis e representativos da população idosa de 60 anos e mais. Assim, são utilizadas no Sistema a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a PNS 2013 (IBGE - Pesquisa Nacional de Saúde - PNS 2013) e o VIGITEL. Informações demográficas são obtidas através dos Censos Demográficos realizados pelo IBGE.