População de 60 anos ou mais residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
O índice de envelhecimento da população é definido pela razão entre os componentes etários extremos da população, representados pelo número de indivíduos com 60 anos ou mais de idade para cada 100 indivíduos menores de 15 anos de idade. Valores elevados desse índice indicam que a transição demográfica encontra-se em estágio avançado.
A razão de sexo entre idosos expressa a relação quantitativa entre os sexos, a partir do cálculo do número de homens de 60 anos ou mais para cada grupo de 100 mulheres de 60 anos ou mais na população residente em determinado espaço geográfico. Se igual a 100, o número de homens e de mulheres é equivalente, acima de 100, há predominância de homens...
A razão de dependência de idosos expressa a relação entre o segmento etário da população idosa inativa (de 60 anos ou mais) e o segmento etário potencialmente ativo (de 15 a 59 anos de idade), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Valores elevados indicam que a população em idade produtiva deve sustentar uma...
A razão de dependência expressa a relação entre o segmento etário da população definido como economicamente dependente (os menores de 15 anos de idade e os de 60 e mais anos de idade) e o segmento etário potencialmente produtivo (entre 15 e 59 anos de idade), na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Valores...
A esperança de vida ao nascer é o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente na população residente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Pode ser utilizada para analisar variações geográficas e temporais na expectativa de vida da população, contribuir para a avaliação...
A esperança de vida aos 60 anos é o número médio de anos de vida esperados para uma pessoa ao completar 60 anos de idade, mantido o padrão de mortalidade existente na população residente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Pode ser utilizada para analisar variações geográficas e temporais na expectativa de vida da população de...
População de 60 até 74 anos residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. O limite de idade até 74 anos deve-se à alta prevalência de co-morbidade na população acima de 74 anos, dificultando assim a identificação de casos de internação potencialmente evitáveis.
População de 60 até 69 anos residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Essa faixa etária é utilizada para o cálculo das taxas de mortalidade prematuras em idosos.